sexta-feira, 24 de abril de 2020

13 Ghosts


Ano: 1960
Direção: William Castle
Duração: 85 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Como muitas de suas mais famosas produções, William Castle se valeu de um artifício para promover o filme. Desta feita foi dada uma "escolha" para a audiência: aos "corajosos" que iriam assistir ao filme e quisessem ver os fantasmas e aos mais temerosos que preferissem não ver aos fantasmas. A escolha era dada por usar ou não um óculos especial, supostamente "deixado pelo Dr. Zorba".

Nos cinemas, a maior parte das cenas eram em preto-e-branco, mas, quando surgiam os fantasmas, era utilizado um processo apelidado de Illusion-O: as cenas com os atores e cenários — tudo exceto os fantasmas — recebia a aplicação de um filtro azul, enquanto aos fantasmas eram aplicados um filtro vermelho sobreposto às cenas. O público recebia óculos com lentes com celofane vermelho ou azul. Diferentemente dos óculos "3-D" que tinham uma lente vermelha e outra ciano ou azul, as lentes Illusion-O precisavam que as pessoas olhassem por apenas uma lente colorida com ambos os olhos.





Escolhendo as lentes vermelhas, o filtro intensificava as imagens dos fantasmas, enquanto as azuis as removia. Apesar de Castle afirmar o contrário, nenhum caso de ataque cardíaco ou choque nervoso seria evitado pelo processo Illusion-O pois, apesar do filtro azul, na verdade os fantasmas eram visíveis sem as lentes, sem necessidade do filtro vermelho.

Devido aos fantasmas poderem ser vistos sem as lentes, o filme foi transmitido durante anos pela televisão norte-americana sem a necessidade de uso de lentes para se ver os fantasmas. As edições em DVD variam em relação a preservação do efeito Illusion-O, com as mais recentes incluindo versões com e sem fantasmas.



Sinopse: Ao morrer, o recluso Dr. Zorba deixou uma mansão assustadora para seu sobrinho, Cyrus Zorba (Donald Woods), que atravessa uma grave crise financeira. Com a sua família Cyrus se muda a mansão. Eles também herdam uma coleção de 12 fantasmas, que só podem ser vistos através de óculos especiais. Os membros da família colocam então suas vidas em risco, para descobrir em qual local da casa o Dr. Zorba escondeu sua fortuna, mas parece que algo ou alguém quer evitar que Cyrus e sua família não consigam realizar este objetivo.



Arquivo:
AVI
Tamanho: 688 MB
Idioma: Inglês
Legenda: Português (Embutida)

DOWNLOAD_Mega

Senha: blog9doespacosideral

4 comentários: