terça-feira, 3 de maio de 2016

The Invisible Man


Ano: 1933
Direção: James Whale
Duração: 71 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

A Universal ataca mais uma vez com outro de seus monstros clássicos do cinema, The Invisible Man, baseado no livro de H.G. Wells, depois do sucesso de Dracula, Frankenstein e The Mummy. Esse longa é um verdadeiro deleite para os fãs do gênero, na minha opinião o melhor filme de monstros da Universal.


Sinopse: Em Ipping, um lugar remoto na Inglaterra, chega um misterioso estranho que tem seu rosto coberto por bandagens. É impossível ver seus olhos, pois ele usa óculos com lentes extremamente escuras. Ele aluga um quarto em uma pousada e fica trancado nele o tempo inteiro. O estranho se chama Jack Griffin (Claude Rains), que criou uma fórmula que o permite ser invisível. Entretanto ele precisa criar um antídoto para reverter o processo, caso contrário ficará desta forma para sempre.




Whale parece ter sido a escolha mais certa dentre todas as possíveis, pois só ele seria capaz de imprimir o ritmo necessário para o longa, misturando terror e comédia com perfeição, dando asas para a construção de um personagem vil, presunçoso e cruel, que por mais que tenha sido resultado de uma desastrosa e mal sucedida experiência, deixa de lado os tormentos característicos de um personagem como esse, para abraçar a vilania e a obsessão, e se divertir horrores com isso.




The Invisible Man é um desbunde de utilização de efeitos especiais, criados por John P. Fulton, John J. Mescall e Frank D. Williams. Completamente inovador e impressionante para a época. Tanto que quase 80 anos após seu lançamento, ele continua sendo um filme extremamente atual e ao contrário de muitas produções da mesma época, não parecendo tão envelhecido e datado.




Além de ser um clássico, diferente de outros filmes da época, The Invisible Man tem um ritmo bem mais agitado e é realmente intrigante. Whale consegue capturar muito bem a atenção do espectador, seja com as maldades praticadas por Griffin ou pelas cenas cômicas da polícia patética tentando capturá-lo enquanto ele se diverte ludibriando os policiais. 




Arquivo: MKV
Tamanho: 3,2 GB
Idioma: Inglês
Legendas: PT-BR



Um comentário: