terça-feira, 3 de maio de 2016

The Black Cat (1934)


Ano: 1934
Direção: Edgar G. Ulmer
Duração: 65 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Carl Lammle e a Universal proporcionam em The Black Cat, um deleite para os fãs dos filmes de terror: a junção entre Bela Lugosi, Boris Karloff e Edgar Allan Poe.


Sinopse: Após um acidente, um casal recebe a hospitalidade de um morador local, que vive sozinho em um enorme castelo. Não vai demorar para que ambos percebam que aceitar o convite não foi uma boa ideia, pois o anfitrião é um adorador do demônio e pretende utilizá-los, em especial a esposa, em seus rituais macabros.




Apesar do nome, a história não tem absolutamente nada a ver com o conto de Edgar Allan Poe, apenas em seu conceito, e mais tarde foi admitido pelo próprio diretor, Edgar G. Ulmer, que isso foi uma ideia do estúdio apenas para efeitos comerciais. Mas o enredo traz um trama interessantíssima que envolve satanismo, vingança e traição, tudo isso regado com a atuação impecável da dupla, Lugosi e Karloff , no filme mais esquisito e perverso da Universal.




A morte é o fio condutor do longa e tudo gira em torno dela. É a obsessão insana de um homem em tentar preservar a vida, custe o que custar, mesmo que isso envolva sacrifícios e satanismo. E a obsessão de outro homem, vítima de traição, onde tudo que lhe é mais querido foi tirado, vivendo apenas um função do acerto de contas, ou seja, em busca de mais morte. E é engraçado você ver o embate e os diálogos afiados entre Lugosi e Karloff e você parece que sente a eletricidade entre os dois, como se pudéssemos cortar o ar com uma navalha de tamanha tensão, já que no fundo sabemos que havia sim uma richa entre os dois atores na vida real.




Arquivo: AVI
Tamanho: 4.24
Idioma: Inglês
Legendas: PT-BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário