segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Kwaidan


Ano: 1964
Direção:  Masaki Kobayashi 
Duração: 183 minutos
Gênero: Fantasia, Terror
Cor: Colorido

Não é novidade para ninguém que é fã do horror, a capacidade dos asiáticos, e principalmente dos japoneses, em fazer histórias verdadeiramente assustadoras e repletas de poesia e lirismo. Esse é o caso de Kwaidan, uma das obras primas do cinema de terror japonês.


Sinopse: Em "Black Hair", samurai divórcia-se da mulher que ama para se casar com outra pelo dinheiro; em "The Woman in the Snow", lenhador encontra mulher congelada e o espírito dela aparece para revelar detalhes de sua vida; em "Hoichi the Earless", o jovem e cego Hoichi vive num monastério e passa a cantar para fantasmas do império; e "In a Cup of Tea" fala de um escritor que vê uma misteriosa face refletida numa xícara de chá.


O filme de Masaki Kobayashi é baseado no livro do escritor irlandês Lafcadio Hearn, um apaixonado pela cultura nipônica, Kwaidan: Stories and Studies of Strange Things. Kwaidan é uma tradução da palavra arcaica Kaidan, que significa “história de fantasmas”. Estes contos foram traduzidos de antigos manuscritos japoneses, baseado em experiências dos camponeses e pessoas simples do Japão feudal, registradas por historiadores e folcloristas.


Kobayashi então escolheu quatro contos do livro, e criou uma obra que enche os olhos, que agiu como responsável pela introdução da mitologia japonesa para o mundo ocidental, fortemente influenciado pelas religiões budistas e xintoístas, trazendo alguns elementos que são comuns nestas chamadas histórias de horror japonesas, como espíritos vingativos, almas torturadas, remorso, culpa, simbolismos morais e românticos, e também como influência estética e narrativa para muito do que se foi visto no cinema de terror oriental futuramente.


Arquivo: MKV
Tamanho: 2,82 GB
Idioma: Japônes
Legenda: PT-BR


SENHA: blog9doespacosideral

Um comentário: