quarta-feira, 13 de abril de 2016

The Phantom Carriage


Ano: 1921
Direção: Victor Sjöström
Duração: 106 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Lembram da cena do filme "O Iluminado" em que Jack Nicholson ensandecido destrói uma porta a machadadas para pegar sua mulher? Pois bem, a cena foi claramente inspirada (plagiada?) do filme The Phantom Carriage (Körkarlen no original) um verdadeiro clássico do cinema de horror fantástico.


Sinopse: Adaptação do livro “O Carroceiro da Morte” de 1912 da escritora Selma Lagerlöf, conta a história de David Holm (Victor Sjöström) um sujeito alcoólatra e decadente que acaba trazendo sofrimento e ruína a sua família. A beira da morte ele recebe a chance de tentar reparar todo o mal que provocou em vida, lembrando o conto clássico "Um Conto de Natal" de Charles Dickens.


Chance essa dada pela carruagem fantasma, diz a lenda que a última pessoa a morrer na véspera de ano novo, antes das doze badaladas do sino, está fadado a ser o colcheiro dessa carruagem durante todo o próximo ano, coletando almas condenadas. Um belo filme que mostra a degradação de um ser humano, e sua jornada em busca de redenção.




Apesar de parecer datado nos dias de hoje, o filme foi revolucionário na época, trazendo efeitos especiais até então nunca visto antes. Victor Sjöström foi um diretor a frente do seu tempo, em plena década de 20 (quase 100 anos atrás) ele já desbravava novos efeitos e técnicas visuais, um verdadeiro pioneiro em meio a toda a limitação de sua época. 



Reparem na semelhança na montagem acima. Stanley Kubrick bebendo da fonte dessa preciosidade do cinema mudo europeu de horror fantástico.


Formato: AVI
Tamanho: 437 MB
Idioma: Sueco
Legendas: PT-BR


Um comentário: