sábado, 9 de abril de 2016

The Golem


Ano: 1920
Direção: Paul Wegener, Carl Boese
Duração: 84 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Assim como "The Cabinet of Dr. Caligari" também lançado no mesmo ano, The Golem é uma obra prima do cinema expressionista alemão, bastante influente e com uma mensagem ainda atual no dias de hoje. 


Sinopse: Ameaçada por um decreto do imperador, uma pequena comunidade judaica em Praga, pede ajuda ao rabino local Rabbi Loew, que também é um poderoso feiticeiro. O rabino acaba recorrendo a magia e as forças das trevas para dar vida a uma criatura de barro, afim de impressionar o imperador e proteger o seu povo. Ele acaba ignorando os riscos de se brincar de Deus, e a criatura incompreendida ao tomar consciência de sua existência acaba se voltando contra seu criador e a comunidade que deveria proteger, resultando assim em uma terrível tragédia. 




O filme é baseado em uma lenda medieval judaica sobre uma figura de barro que é trazida a vida para proteger o povo judeu contra uma perseguição antissemita. O filme foi feito na Alemanha, todo centrado numa temática judia sobre preconceito e perseguição, pouco tempo depois viria uma perseguição e extermínio em massa de judeus na Alemanha pelo regime nazista, na vida real sem um Golem ou criatura mistica, foi preciso uma guerra e milhares de mortes para libertar as pessoas desse mal, infelizmente ainda presente nos dias de hoje. 




Ao contrario de The Cabinet of Dr. Caligari que teve um orçamento baixo, o Golem foi uma grande produção, com cenas e efeitos de grande criatividade e qualidade para a época em que foi lançado. A sequência em que Loew evoca as forças sobrenaturais para dar vida a criatura é muito bem trabalhada, evocando toda uma atmosfera sombria e magica, algo difícil de se ver em muitos filmes dos dias de hoje.  



Com um desfecho quase que poético, a inocência de uma criança acaba por representar a esperança que ainda resta nessa sociedade tão cruel e desumana.  


Formato: AVI
Tamanho: 700 MB
Idioma: Alemão
Lengedas: PT-BR


Senha: blog9doespacosideral

Nenhum comentário:

Postar um comentário