sexta-feira, 8 de abril de 2016

The Cabinet of Dr. Caligari


Ano: 1920
Direção: Robert Wiene
Duração: 74 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Obra prima do expressionismo alemão, um verdadeiro clássico que definiu a estética e narrativa de tudo que viria depois, ajudando a pavimentar o cinema de horror fantástico. Filme obrigatório para todos os fãs de filmes de terror.


Sinopse: A história inicial é contada em flashback por um jovem rapaz chamado Francis que relata o terrível pesadelo que viveu com a chegada do Dr. Caligari na feira anual de Hoistenwall. Caligari apresenta ao publico sua grande atração, um estranho sonâmbulo chamado Cesare (Conrad Veidt) enquanto isso misteriosos assassinatos acontecem pela cidade. Depois de ter seu amigo morto e sua amada atacada, Francis começa a desconfiar que Cesare seja o assassino e passa a investigar o mistério por trás do Dr. Caligari, a partir daí começa todo seu inferno pessoal até chegar a um final surpreendente, testando os limites da sanidade do espectador.




Hans Janowitz afirma que teve a ideia para o filme quando estava em um carnaval e viu um estranho homem se esgueirando pelas sombras. No dia seguinte, descobriu que uma garota havia sido brutalmente assassinada lá. Ele foi ao funeral, e viu o mesmo homem estranho por perto. Não há prova de que ele era o assassino, mas a ideia surgiu para o filme.




O filme possui um visual distorcido, influenciado pelo movimento artístico conhecido como cubismo, surgido no inicio do seculo 20, tendo como principal representante Pablo Picasso. Com um orçamento baixo os cenários foram feitos em papel, com sombras pintadas nas paredes.



Capa do single Bela Lugosi's Dead da banda de rock Bauhaus



Página do mangá de horror Rose Colored Monster do artista japonês Suehiro Maruo

O filme foi um dos mais influentes do gênero de horror e até hoje continua inspirando filmes, quadrinhos, músicas e etc.



Cesare, o sonâmbulo mais assustador do cinema


Formato: MKV
Tamanho: 4,52 GB
Idioma: Inglês
Legendas: PT-BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário