quarta-feira, 27 de abril de 2016

Frankenstein (1931)


Ano: 1931
Direção: James Whale
Duração: 70 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Frankenstein é o segundo clássico filme de monstro da Universal. Embalado pelo sucesso de Drácula no mesmo ano, Carl Laemmle Jr. convida o diretor James Whale para adaptar a obra de Mary Shelley para o cinema, o que resultou em uma produção tecnicamente muito superior ao filme do conde.


Sinopse:  O cientista Henry Frankenstein, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz, um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein, procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz, para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda procura por cérebros mantidos vivos para estudos. Fritz, acidentalmente pega um, sem reparar que no rótulo está escrito "cérebro criminoso". 


Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, que ele precisa para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo da sua criatura. Durante esta experiência estranha Dr. Waldma, um tutor de Frankenstein, no passado; Elizabeth, a noiva de Frankenstein; e Victor, seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento, mas o cientista está obcecado e logo infunde vida na criatura, mas as conseqüências de tal ato serão trágicas.




Depois que Bela Lugosi recusou o papel do monstro de Frankenstein, a escolha ficou para o ator Boris Karloff, que depois desse filme se tornaria um dos maiores astros de filmes de terror de todos os tempos. Devido ao seu porte físico e aparência, e uma maquiagem assustadora, Karloff encarnou com perfeição o monstro, dando a ele uma imagem que se eternizou no imaginário popular.



Jack Pierce foi o maquiador responsável por dar a aparência inesquecível ao cadáver, que tornou-se um ícone não só do cinema de horror, mas da sétima arte em si. A cabeça achatada, braços alongados, cicatrizes, os pinos no pescoço, está tudo lá, além do figurino pensado por Whale: a roupa larga e esfarrapada e as botas de asfaltador.



Karloff consegue ao mesmo tempo assustar e comover, como o terrível, mas também incompreendido, monstro.



Algumas curiosidades sobre o ator:

Karloff casou-se cinco vezes e teve uma filha, Sara Karloff, com sua quarta esposa.

Na época do nascimento de sua filha, Karloff estava filmando "Filho de Frankenstein", e teria saído apressado do set de filmagem e teria ido para o hospital ainda sem tirar a maquiagem. 

Karloff viveu seus últimos anos de vida na Inglaterra em sua casa de campo em "Roundabout", na vila de Hampshire Bramshott. Depois de uma longa batalha com artrite e enfisema, ele contraiu pneumonia, o que provocou sua morte no "King Edward VII Hospital", Midhurst, Sussex em 02 de fevereiro de 1969 aos 81 anos




Arquivo: AVI
Tamanho: 680 MB
Idioma: Inglês
Legendas: PT-BR


SENHA: blog9doespacosideral

Um comentário: