terça-feira, 13 de junho de 2017

Glen or Glenda


Ano: 1953
Direção: Ed Wood
Duração: 68 minutos
Gênero: Exploitation 
Cor: Preto e Branco

Filme do gênero exploitation em tom de documentário, escrito e dirigido por Ed Wood, com a participação do lendário ator Bela Lugosi já em fim de carreira. Ed Wood é considerado como o pior diretor do cinema e Glen or Glenda é sempre citado como um dos piores filmes da história, embora com o tempo ganhasse a fama de cult.


Sinopse: Glen tem o hábito de se vestir de mulher, mas teme que sua noiva saiba disto. Alan é um pseudo-hermafrodita que deseja fazer uma operação para se tornar uma mulher. Estas histórias são narradas pelo dr. Alton, que acompanhou ambos os casos.


A cirurgia de mudança de sexo de Christine Jorgensen que ganhou as manchetes dos periódicos nacionais dos Estados Unidos em 1952 foi a inspiração para o produtor George Weiss resolver financiar um filme para faturar com o fato. Wood convenceu Weiss que ele era o melhor para dirigir o filme (Wood se travestia de mulher na vida real). Contudo, o filme falava sobre travestis, diferente do encomendado. Wood então colocou cenas extras sobre a cirurgia de mudança de sexo.


Esse foi o único filme dirigido por Wood que não foi produzido por ele mesmo. Ele convenceu Lugosi, na época empobrecido e decadente, a aparecer no filme. Wood interpretou o personagem-título, mas nos letreiros usou o pseudônimo de "Daniel Davis". Sua namorada Dolores Fuller interpreta a namorada de Glen. Fuller não foi avisada do travestismo de Wood, nem conhecia detalhes do roteiro. Wood raramente se vestia de mulher quando ela estava no set. Quando Fuller assistiu ao filme, disse que ficou humilhada com a experiência.


Arquivo: AVI
Tamanho: 667 MB
Idioma: Inglês
Legenda: PT-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário