terça-feira, 27 de dezembro de 2016

The Innocents


Ano: 1961
Direção: Jack Clayton
Duração: 100 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Dirigido por Jack Clayton e com roteiro de William Archibald e Truman Capote, baseado na clássica novela de horror de Henry James, A Volta do Parafuso, o longa é a típica história de fantasmas que deixa margens para interpretação: realmente há alguma presença na casa ou é tudo fruto da imaginação da personagem principal?


Sinopse: “Algo estranho e sinistro estava acontecendo naquela casa”, pensou senhora Giddens, contratada para cuidar de Flora e Miles, dois irmãos que ficaram órfãos em circunstâncias misteriosas. Com o passar do tempo, Giddens acredita que existe alguma coisa escondida nas trevas da mansão, fazendo com que as crianças tenham um comportamento muito assustador. E a jovem governanta não sabe se terá forças para enfrentar esse perigo oculto na face de crianças inocentes demais para cometer algum mal. Será mesmo?


De acordo com o Professor Christopher Frayling, a maior parte do roteiro foi retirado da peça de William Archibald que estreou na Broadway em 1950. Apesar disso, Frayling atribui a Capote o subtexto Freudiano do roteiro e também a atmosfera característica do estilo conhecido como Sul Gótico – com a sugestão da repressão sexual da governanta aludida metaforicamente com seus frequentes encontros com plantas caídas e insetos vorazes. Apesar disso, Clayton preferiu concentrar a narrativa em outros aspectos que realçassem as ambiguidades entre a história de fantasmas e os elementos freudianos.


Jack Clayton queria que o filme fosse diferente das conhecidas produções de horror da Hammer dessa época. Filmou em preto e branco e a abertura tem um fundo preto que dura 45 segundos, quando se ouve apenas uma canção infantil. Somente após o término da música, os letreiros iniciais aparecem. Para a direção dos atores mirins, Clayton omitiu detalhes da história. As crianças trabalharam com roteiros que continham lacunas no lugar dos elementos misteriosos e surpreendentes mais adultos da história.


Arquivo: MKV
Tamanho: 3,3 GB
Idioma: Inglês
Legenda: PT-BR


Nenhum comentário:

Postar um comentário