quinta-feira, 21 de abril de 2016

La Chute de la Maison Usher


Ano: 1928
Direção: Jean Epstein
Duração: 67 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Jean Epstein, com a ajuda de Luis Buñuel, transpõe para o cinema o que pode ser considerada a primeira adaptação de um conto de Edgar Allan Poe a se tornar famosa na sétima arte: A Queda da Casa de Usher, marco do expressionismo francês.


Sinopse: Ele é conhecido como o Lorde Roderick Usher e está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai a este lugar carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida. A partir daí começa uma série de fatos estranhos e misteriosos em torno da casa de Usher.




Em "A queda da casa de Usher" as personagens parecem flutuar, as cortinas são agitadas por imperceptíveis tremores, o tempo fica como que suspenso. Mais que no "fantástico", estamos no universo do sonho. O clássico da paranoia e suspense de Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa, dirigido pelo visionário Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel.




Arquivo: AVI
Tamanho: 700 MB
Idioma: Francês
Legendas: PT-BR


Senha: blog9doespacosideral

Um comentário: