terça-feira, 3 de maio de 2016

The Raven (1935)


Ano: 1935
Direção: Lew Landers
Duração: 61 minutos
Gênero: Terror
Cor: Preto e Branco

Depois de The Black Cat, mais uma vez a dupla Bela Lugosi e Boris Karloff voltam a contracenar juntos em uma adaptação de um conto de Edgar Allan Poe, mas assim como o antecessor, a história é um pouco (pra não dizer muito!) diferente do conto original.


Sinopse: A linda Jean Thatcher sofre um acidente de carro. De imediato, seu pai e um amigo imploram ao cirurgião aposentado, Dr. Richard Vollin, que faça uma cirurgia de emergência para restaurar a saúde da moça. Com uma amizade crescente com a jovem, o doutor revela seu fascínio pela obra de Edgar Allan Poe e sua coleção de aparelhos de tortura, para então pedir a mão de Jean em casamento. O pai da moça o desencoraja e, cheio de raiva, Richard se utiliza do pedido de mudança de rosto feita por Bateman, um assassino fugitivo, para arquitetar sua vingança contra os Thatcher. Como Bateman se recusa a ajudá-lo, Vollin o transforma em um monstro desfigurado até que tenha seu auxílio. Mas há muito mais por trás dos planos do doutor.




A atuação de Lugosi é um prato cheio, como sempre exagerada e caricata, com aquele seu característico sotaque. Um deleite para os fãs do ator. Só que Karloff mais uma vez rouba a cena e engole Lugosi no embate entre os personagens, assim como fez em The Black Cat. E esse embate de egos transbordava por de trás das câmeras, já que Lugosi nunca conviveu bem com o sucesso de Karloff, e ainda guardava aquele rancor por ter recusado o papel do monstro em Frankenstein e ter feito uma das maiores cagadas da sua vida. Por sinal, Karloff recebeu um cachê maior que do húngaro nesse filme, mesmo não sendo o protagonista e aparecendo menos tempo no vídeo. Isso serviu para emputecer ainda mais Lugosi.




Ou seja, sempre que vemos os dois em um mesmo filme, pode-se preparar porque é um duelo de titãs, e um sempre vai querer fazer um papel mais impactante e melhor interpretação que o outro. E quem ganha somos nós, fãs do horror. Como é o caso em The Raven.




Arquivo: AVI
Tamanho: 700 MB
Idioma: Inglês
Legendas: PT-BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário